segunda-feira, 4 de maio de 2015

Funkadelic - Funkadelic (US Soul/Psych/Funk 1970)





Opaaa!! Demorei porque fui buscar algo pra vocês em outra dimensão!!

Bem, esse de fato é um dos melhores álbuns que já ouvi em minha curta vida.

Se você gosta de Black Music e não conhece Funkadelic, então você não sabe o que é Black Music, nem de onde surgiu.

Funkadelic é uma banda de Soul Psicodélico/Funk dos EUA. Esse álbum do post é o de estreia da banda e foi lançado em 1970.

Esse álbum não é literalmente de estréia, pois Funkadelic era na verdade a backing band de um outro grupo de Doo Wop chamado The Parliaments, que ainda por cima fazem os vocais desse disco.

Por razões de brigas de direitos autorais com a gravadora, George Clinton (o cabeça por trás dessa loucura toda) não pôde mais usar o nome The Parliaments e acabou por lançar esse disco usando outro nome, mas com os mesmos integrantes do The Parliaments.

Na época em que esse disco foi lançado ninguém conseguia entender o som dos caras por ser algo totalmente novo. Eles misturavam Soul com um pouquinho Blues e Rock Psicodélico. Mas pensa em um som lisérgico!! Eu mesmo piro toda vez que ouço esse disco.

Longos improvisos que fazem sua mente sair do lugar, bateria alucinante, riffs/solos de guitarras puramente valvuladas que entram na mente, baixo nem se fala e vocais bem exóticos, por exemplo: " O que é Alma?? Alma é uma mosca no seu sucrilhos/Um baseado enrolado em papel higiênico".

O álbum abre com uma fala bem distinta de George: "If you will suck my soul, I'll lick your funky emotions". Nem vou tentar traduzir isso. Só aí você sente a piração dos caras.

 A tão renomada revista Rolling Stone publicou em uma edição na época dizendo: "Quem precisa dessa merda?!" e mal sabiam que Funkadelic/Parliament viriam a ser a maior franquia de Black Music da história, os fazendo mudar de opinião.

Os 3 primeiros discos da Funkadelic são bem mais puxados para um Soul Psicodélico e que se diga de passagem, são os melhores (na minha humilde opinião). Os demais álbuns são mais puramente Funk, com batidas mais polidas e simples, mas sem deixar a loucura dos sons viajantes de lado. Grandes artistas passaram por essas duas bandas, entre eles: Bootsy Collins, Maceo Parker, Fred Wesley, Bernie Worrel (que hoje é o porta-voz dos sintetizadores Moog e fez alguns trabalhos com a banda The Talking Heads) e Eddie Hazel (que inclusive foi considerado o novo "Hendrix" e o melhor guitarrista solo de Funk/Soul).

Mais pra frente, George Clinton conseguiu de volta o nome Parliament. O cara era (era não, é) tão fera que conseguiu manter duas bandas distintas, com nomes distintos, sons distintos, ideologias distintas, porém, com os mesmos integrantes e todo ano com algumas músicas (de ambas as bandas) nas paradas.

Hoje George Clinton é considerado um dos fundadores e desenvolvedores do Funk.

Gente, sei que o que escrevo aqui é bem superficial, mas é o basico. Se se interessarem, por favor pesquisem pois asseguro de que não se arrependerão.

Futuramente vou postar mais sons deles aqui, conforme minha disponibilidade.



P-Funk in Your Pants







Track List:



1. Mommy, What's a Funkadelic?
2. I Bet You
3. Music For My Mother
4. I Got a Thing, You Got a Thing, Everybody's Got a Thing
5. Good Old Music
6. Qualify and Satisfy
7. What is Soul

Nenhum comentário:

Postar um comentário