Álbum lançado em 1971 e a última peça da trilogia mais pancada do Soul/Funk e a última que compõe todos os integrantes originais da banda desde o álbum e estréia.
O batera, guitarrista solo, baixista e guitarrista base saem da banda por diversos fatores e descontentamentos com a gestão maluca de George Clinton sobre seus artistas. Nem tudo que é bom é pra sempre, né??!! Mas o bom filho à casa torna e mais pra frente esses mesmos fazem umas aparições nos futuros álbuns da banda.
Bicho, essa faixa do disco que está no vídeo acima é puro Funk Rock quando não existia Funk Rock. Mas o destaque do álbum nem é essa faixa, por mais que seja ferrada também. Olha só!!
O destaque vai para a faixa-título do álbum "Maggot Brain", sem descartar as demais que são pancadas também.
A atmosfera que envolve esse álbum é meio "dark", pelo fato de que o nome "Maggot Brain" surgiu de quando Clinton chegou no estúdio em estado de choque, gritando "Ele tinha vermes na cabeça!! VERMES!!" por ter ido reconhecer o corpo do irmão, que há algum tempo estava desaparecido e foi encontrado assassinado há dias em seu apartamento. Daí o nome "Maggot Brain" (cérebro de verme). Sinistro, hein?!
Deixando de lado esse fato e voltando a dizer da Faixa-Título, conta-se que Clinton disse para o, até então guitarrista solo Eddie Hazel, pra tocar metade da música como se ele tivesse acabado de saber que sua mãe havia morrido e a outra metade como se ele tivesse acordado desse pesadelo e visse que está tudo bem com sua mãe. Que loucura, cara!! QUE LOUCURA!!
Acontece que a performance de Hazel foi tão, mas tão chocante, que Clinton mesmo gravando a música com a banda inteira, deixou apenas a guitarra-base e a guitarra de Hazel e adicionou efeitos de estúdio na música.
Resultado: o solo de guitarra mais psicodélicamente sentimental que já ouvi. Nem mesmo Hendrix conseguiu me atingir como esse cara fez. Hazel usa um fuzzbox e wah wah de uma tal forma, que me levou pra longe, mesmo sem eu sair do lugar.
A faixa Hit It and Quit, podemos ver mais uma vez a magia das teclas de Bernie Worrel e um solo ferrado de Hazel finalizando a faixa.
As outras faixas são bem ecléticas abrangendo Rock Psicodélico, Gospel e Soul/Funk (Claro né?!) que peço a gentileza de baixarem o álbum e ouvirem, como recomendação.
CURIOSIDADE: Tem uma rádio nos EUA que todo sábado, 1:00 da manhã eles tocam a faixa Maggot Brain como um tributo a Eddie Hazel. EU DISSE TODO SÁBADO. Se você quer saber, eu faria o mesmo, pois não encontro em minha cabeça música similar ou melhor que esse solo.
Taí!! Mais uma coleção das loucuras de Clinton e sua prole de artistas e músicos.
NÃO SEJA UM CÉREBRO DE VERME
Track List:
1. Maggot Brain (George Clinton, Eddie Hazel) – 10:20
2. Can You Get to That (Clinton, Ernie Harris) – 2:50
3. Hit It And Quit It (Clinton, Billy Bass Nelson, Garry Shider) – 3:50
4. You and Your Folks, Me and My Folks (Clinton, Judie Jones, Bernie Worrell) – 3:36
5. Super Stupid (Clinton, Hazel, Nelson, Tawl Ross) – 3:57
6. Back in Our Minds (Fuzzy Haskins) – 2:38
7. Wars of Armageddon (Clinton, Tiki Fulwood, Ross, Worrell) – 9:42
Personnel:
*Eddie Hazel - Lead Guitar/Vocals
*Tawl Ross - Rhythm Guitar
*Bernie Worrell - Keyboards/Vocals
*Billy Bass Nelson - Bass
*Tiki Fulwood - Drums
*George Clinton - Vocals
*Fuzzy Haskins - Vocals
*Calvin Simon - Vocals
*Grady Thomas - Vocals
*Ray Davis - Vocals
*Garry Shider - Vocals
Nenhum comentário:
Postar um comentário