quarta-feira, 6 de maio de 2015

Toni Tornado - Toni Tornado [BR3] (Brazillian Soul/Funk 1971)





Cara, não consigo expressar aqui a minha indignação à respeito da obscuridade desse som.

Apresento a vocês, Toni Tornado. Se já ouviram falar foi na música "Pensamentos" do grupo de Rap SNJ: "...Toni Tornado não esquecerei desse momento que nascemos verdadeiros e desse jeito morreremos..." e já o viram inconscientemente com papéis injustamente pequenos nas novelas da rede "Bobo"!!

Estamos falando de obscuridade brasileira. Só quem viveu nessa época mesmo é quem vai lembrar e conhecer Toni como cantor e dançarino de Soul/Funk Music.

Preste atenção nas letras, pois tem um cunho social muito forte e de boa índole.

Se liga na sonoridade e qualidade do som dele no vídeo, só para ilustrar o poder do som do cara.

A vida de Toni foi bem conturbada: Aos 11 foi para o Rio sozinho tentar a sorte, se virando vendendo doces, chicletes, engraxando sapatos e acabou que por uma época, morou na rua.

Passando se o tempo, Toni se alista no exercito brasileiro, chegando a ir para o Oriente Médio em uma missão. Nisso ele teve um breve contato com soldados norte-americanos que o apresentaram o Rock.

Toni chegou a cantar Rock em uma rádio.

Indo clandestinamente para os EUA,  se viu fortemente influenciado pelo movimento Black Power que atuava na época e todo orgulho negro de ser. Lá se envolveu com traficantes, fazendo bicos e por algum tempo foi até cafetão. Eita!!

Nessa mesma época, conheceu outro brasileiro doido chamado Tião Maconheiro, que hoje conhecemos por Tim Maia. Em um desses tramites, Toni foi pego pela polícia e deportado logo em seguida.

Nesses 6 anos em que viveu em Nova Iorque, teve o prazer e o privilégio de ver Marvin Gaye algumas vezes e James Brown sempre que possível. Inclusive a música de ambos o influenciou grandemente que acabou trazendo esse estilo musical para o Brasil.

Chegando aqui, se apresentou em clubes noturno sob  nome de Tony Checker, pois os donos dos tais queriam que se passasse por estrangeiro, para chamar mais a atenção.

Em 1970, participou do renomado "Festival da Canção", junto com o Trio Ternura e acabou por receber o primeiro lugar com a musica "BR 3" (que veio a ser a mais famosa do cantor) e com sua performance de palco enérgica.

Isso o garantiu contratos com gravadoras e em 1971 lança seu primeiro álbum auto-intitulado "Toni Tornado" que é o que vos ofereço aqui.

Ele teve até uma aparição no programa dos Trapalhões e lá, compartilha com os telespectadores o som que acabara de trazer e suas danças a lá James Brown. Se procurar no ioutubih vai encontrar.

É isso!! Não é muito mas dá uma clareada nessa figura e no som dele que, mais uma vez o tempo deixou de lado.

Logo mais postarei o segundo álbum dele, que também é pedrada.



E QUE NOSSOS JOVENS SAIBAM APRECIAR E CONHECER O QUE REALMENTE É FUNK!! NÃO SÓ ISSO, MAS QUALQUER QUE SEJA O SOM, A IDEIA, A ARTE E A HISTÓRIA!!! MAS DESDE QUE SEJA SOM E NÃO FILME PORNÔ PRA CEGOS!!!





DIGA NÃO AO FANQUE E SIM AO VERDADEIRO FUNK!!!!













Track List:




1. "Juízo Final" 3:14
2. "Não Lhe Quero Mais" 2:54
3. "Dei a Partida" 1:44
4. "Uma Canção pra Arla" 3:13
5. "Breve Loteria" 2:07
6. "Eu Disse Amém" 2:45
7. "BR-3" 3:02
8. "Uma Vida" 2:42
9. "Papai, Não Foi Esse o Mundo que Você Falou" 2:29
10. "Me Libertei" 3:41
11. "O Repórter Informou" 2:04
12. "O Jornaleiro" 1:57






Nenhum comentário:

Postar um comentário