quinta-feira, 21 de maio de 2015

Parliament - Mothership Connection (US Funk 1975)





Olha isso aqui!!



Esse é o 4º álbum da banda e considerado o melhor álbum de Funk, por ter influenciado todos os outros artistas que vieram depois desse e causado um enorme impacto tanto no Funk, como no Jazz e Rock.

Nesse álbum-conceito, Clinton começa o que viria a ser a Mitologia P-Funk e seus personagens: Starchild, Sir Nose D'voidoffunk, Lollipop Man, Dr. Funkenstein, etc. que aparecem nos próximos discos. Starchild seria o protagonista, no qual seu objetivo é fazer com que Sir Nose D'voidoffunk balance o popozão (uahuahuah). Clinton e suas loucuras de sempre.

Enfim, esse é o primeiro álbum da banda a contar com Fred Wesley e Maceo Parker, que tinham acabado de sair da banda de James Brown. Só nesses caras já se sente o peso musical deles.

Em geral, Parliament tem os mesmo integrantes de Funkadelic de acordo com a época e conta muito também com algumas composições de William "Bootsy" Collins, outro que saiu da banda de James Brown e mais tarde viria a ter um papel crucial nas composições de ambas as bandas, Parliament/Funkadelic.

Bernie Worrel como sempre, faz pirar umas cabeças com seus sintetizadores esquizofrênicos, dando uma colorida no som e fazendo nós viajarmos com seus "barulhinho".

Por mais que Funkadelic e Parliament sejam os mesmos músicos, os mesmos vocalistas e o mesmo produtor (George Clinton), o som deles é diferente e até a ideologia de uma banda pra outra também. Clinton era tão louco, que conseguiu fazer com que as duas bandas fossem completamente diferente, mesmo todos integrantes sendo os mesmos. Enquanto Parliament segue uma linha mais sólida de Funk e tem como ênfase nos vocais e metais (Sax, trombone), Funkadelic já são as guitarras psicodélicas que roubam a cena.

A segunda faixa desse disco, Mothership Connection (Starchild) foi sampleada por Dr. Dre em seu mais famoso álbum The Chronic, de 1992. Fora que centenas de Rappers famosos também samplearam, não só essa faixa mas a discografia.

Dizem que esse álbum é o melhor da banda, mas eu fico com The Clones of Dr. Funkenstein, que é o álbum seguinte desse do post.



É isso aii. Som bom pra animar qualquer ocasião.





LET'S SHAKE OUR BOOTY!!!!













Track List:


1. "P. Funk (Wants to Get Funked Up)" - 7:41
2. "Mothership Connection (Star Child)" -  6:13
3. "Unfunky UFO"  -  4:23
4. "Supergroovalisticprosifunkstication" -  5:03
5. "Handcuffs" -  4:02
6. "Give Up the Funk (Tear the Roof off the Sucker)" -  5:46
7. "Night of the Thumpasorus Peoples" -  5:10

Personnel:


Arranged By [Horns] – Bernie Worrell, Fred Wesley
Arranged By [Rhythm] – Bootsie Collins, George Clinton
Artwork – Gribbitt Management
Bass – Bootsie Collins, Cordell Mosson
Drums, Percussion – Bootsie Collins, Gary Cooper, Jerome Brailey, Tiki Fulwood
Guitar – Bootsie Collins, Gary Shider, Glen Goins, Michael Hampton
Horns – Boom, Fred Wesley, Joe Farrell, Macco Parker, Michael Brecker, Randy Brecker
Mastered By – Allen Zentz
Photography By – David Alexander
Vocals – Bootsie Collins, Calvin Simon, Fuzzy Haskins, Gary Shider, George Clinton, Glen Goins,Grady Thomas, Ray Davis

Produced by George Clinton

Nenhum comentário:

Postar um comentário